terça-feira, 28 de março de 2017

Catedral de São Sebastião

                          





Na primeira metade de década de 20 a capela de São Sebastião era o principal templo da fé católica da cidade de Ilhéus. Localizada na praça Luis Viana próximo ao Bar Vesúvio, no Centro da Cidade, com fundo para o mar e na encosta de um monte ( Outeiro), onde fica a antiga Vila de Ilhéus. A Capela foi demolida em 1927 para a construção da nova Sé, autorizada pelo primeiro bispo, Dom Manuel De Paiva que deixou o bispado de Ilhéus e Dom Eduardo assumiu a diocese com a firme determinação de executar a intendente, Dr. Eusínio Lavigne, que queria a construção no bairro da Cidade Nova.
O projeto da Catedral e do arquiteto Salomão Da Silveira, em estilo considerado eclético. A Catedral foi inaugurada em 1967, levou mais de trinta anos para ser construída. Ela tem em sua abóbada principal, 48 metros de altura.
A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de São Jorge dos Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. Os turistas não deixam de visitá-la, reclamam nos períodos em que ela se encontra fechada e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário