sexta-feira, 31 de março de 2017

Roteiro histórico cultural

Catedral de são Sebastião: Considerada pelos próprios moradores de Ilhéus e pelos turistas, como uma das mais bonitas igrejas do estado, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes minucioso do estilo neoclássico, como: vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Resultado de imagem para catedral de ilheus


Casa de cultura Jorge Amado: Através de sua obra conhecida no mundo inteiro, o escritor Jorge Amado divulgou e imortalizou as belezas e as histórias de Ilhéus. Para agradecer ao “filho adotivo” (Amado nasceu na vizinha Itabuna), a cidade prestou-lhe uma homenagem à altura de seu talento, transformando sua antiga residência na Casa de Cultura Jorge Amado. Construído pelo pai do escritor em 1928, o palacete em estilo neoclássico ocupa uma área de 600 metros quadrados, com cinco metros de pé direito, piso de jacarandá e azulejos ingleses na varanda. Inaugurada em 1988, a Casa de Cultura abriga em seus grandes salões a Fundação Cultural, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus. As visitas guiadas conduzem ao quarto do escritor, onde estão expostas as capas de edições de sua obra, fotos antigas e objetos pessoais.

Resultado de imagem para casa de jorge amado em ilheus



Bataclan: O antigo cabaré e cassino frequentado pelos coronéis entraram em decadência com a proibição do jogo no país. Reaberto em 2004 como Centro Cultural Bataclan, manteve a fachada e preservou os cenários do velho bordel. Os espaços foram ocupados com restaurante, choperia, cybercafé, charutaria e salões para exposições, saraus, apresentações teatrais e shows.



Imagem relacionada





Teatro municipal: O Teatro Municipal de Ilhéus (originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéos) é uma casa de espetáculos da cidade de Ilhéus, na Bahia, inaugurada em dezembro de 1932. Atualmente recebem peças, saraus, shows, sendo umas das principais atrações turísticas no município. 



Resultado de imagem para teatro municipal de ilheus



Bar Vesúvio: Aberto por volta de 1920 por dois italianos, o bar Vesúvio ganhou fama com o romance Gabriela Cravo e Canela. Depois de mudanças de dono e de nome, recuperou o charme do velho Vesúvio em 2000, quando foi totalmente reformado em busca das características originais – entre elas, as mesas na calçada. Nas noites de terça-feira há apresentações teatrais inspiradas nos personagens Gabriela e Nacib.





Resultado de imagem para bar vesúvio


Convento e igreja nossa senhora da piedade: Concluído em 1928 com arquitetura neogótica o convento tem uma da mais bela paisagem de ilhéus. Museu no local e é também um instituto de educação (colégio piedade).



Resultado de imagem para igreja piedade ilheus



Mercado de artesanato: Produtos de artesãos regionais, como: bijuterias, bordados , redes, tapetes, lembrancinhas e licores, lanchonetes, bares com serviço de restaurantes , internet.




Resultado de imagem para mercado de artesanato de ilhéus


Igreja de nossa senhora da Lourdes: Construída na década de 30, em estilo simples, a igreja oferece uma vista panorâmica da cidade lindíssima.

Resultado de imagem para igreja nossa senhora da lourdes ilheus



Casa do Coronel Misael Tavares: O coronel Misael Tavares, mais que um coronel do cacau, foi um grande empreendedor. Deixou imponentes obras na cidade de Ilhéus como o palacete, onde morou por décadas, construído a partir do ano de 1914 e inaugurado no dia 16 de dezembro de 1922. Hoje funciona a Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano.



Palácio Paranaguá: O Palácio do Paranaguá é um prédio histórico localizado na cidade de Ilhéus, na Bahia. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta.
Seu nome é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, o Marquês de Paranaguá: João Lustosa da Cunha Paranaguá, que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial.
O palácio é um dos símbolos da opulência que existiu na região durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas construções do interior do estado e abriga a prefeitura de Ilhéus. Atualmente prefeitura de ilhéus .


 Palacete Misael Tavares:O Palacete Misael Tavares foi inaugurado no dia 16 de dezembro de 1922, dia do aniversário do seu proprietário. Foi oferecido um grande almoço e tinha uma orquestra para abrilhantar a festa. Após o falecimento do coronel Misael Tavares, com a partilha dos bens, o Palacete passou a pertencer às famílias Berbert Tavares e Silveira Dórea. Os novos donos resolveram colocar o prédio à venda. Em 1960 o prefeito Herval Soledade mostrou-se interessado em adquiri-lo para a Prefeitura de Ilhéus, mas não foi possível realizar a transação. Foi então que os maçons da Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano se reuniram sob o comando de Álvaro de Melo Vieira para comprá-lo. Formaram o “Condomínio Palacete Misael Tavares”, constituído de vinte maçons que conseguiram levantar a importância correspondente ao preço da aquisição do Palacete

Nenhum comentário:

Postar um comentário